5 diferenças entre cerveja artesanal, cerveja industrial e o chopp

5 diferenças entre cerveja artesanal, cerveja industrial e o chopp

Você é daquelas pessoas que não abre mão de uma cervejinha ou de um chopp com os amigos? Que essas bebidas são uma paixão nacional, ninguém duvida. Prova disso é a grande oferta de cerveja industrializada, cerveja artesanal e chopp no mercado para agradar a todos os paladares. Mas será que você realmente sabe a diferença entre cada uma dessas bebidas? A seguir, veja quais são as principais diferenças entre cerveja artesanal, cerveja industrial e chopp e descubra por que a cerveja artesanal vem conquistando os consumidores.

DIFERENÇAS ENTRE CERVEJAS ARTESANAIS E INDUSTRIALIZADAS

A primeira diferença notada pelo consumidor de cervejas artesanais em relação à bebida industrializada é o preço. Essa observação simplista não considera as três principais diferenças entre uma cerveja e outra: o processo e a escala de produção e os ingredientes usados na fabricação da bebida.

Confira quais são as principais diferenças entre as cervejas artesanais e as industrializadas:

1. Estética

A diferenciação da cerveja artesanal da industrializada pode ser conferida na própria garrafa.  A atenção dada aos mínimos detalhes nas cervejarias artesanais já aparece no rótulo. Toda vez que estiver apreciando uma cerveja desse tipo saiba que até chegar em suas mãos houve todo um trabalho para entregar o melhor produto possível.

E é justamente por se preocupar com a essência da bebida e buscar os melhores ingredientes para o seu consumidor que a produção desse tipo de bebida costuma ser realizada em pequena escala.

2. Escala de produção

Quando observamos a cerveja industrial, o que se percebe é que sua produção tem o objetivo de atingir o maior número de consumidores possível e por isso é produzida em larga escala e quando lidamos com esse tipo de produção fatalmente a qualidade ou, melhor dizendo, a autenticidade do produto fica comprometida. Essa é uma das razões pela qual tantas pessoas estão descobrindo o prazer de apreciar poucas e boas cervejas artesanais ao invés de “encher a cara” com uma cerveja carregada de produtos químicos.

3. Ingredientes

Mesmo alguém que não possua conhecimento técnico sobre a cerveja é capaz de diferenciar a cerveja artesanal da industrial apenas pelo paladar. Por uma questão de economia, a receita das cervejas industrializadas é composta por uma mistura de malte, que costuma compor 60% da mistura com outros cereais, como milho e arroz.

Já a cerveja artesanal é composta por ingredientes selecionados e de origem mais nobre, normalmente importados de países com uma grande tradição cervejeira, como Alemanha e Bélgica. Assim, sob a denominação de artesanal, existe uma grande variedade de cervejas para atender aos fãs da bebida. É por esse motivo também que a cerveja artesanal tem conquistado a preferência dos fãs de uma boa cerveja.

DIFERENÇAS ENTRE CERVEJAS E CHOPPS

O chopp também tem lugar cativo nos copos dos brasileiros e, apesar das semelhanças com a cerveja, também apresenta algumas particularidades. Veja as principais:

1. Processo de produção

A primeira diferença diz respeito ao processo de fabricação. O chopp é consumido na sequência do processo de maturação e, por isso, é mais fresco que a cerveja que, depois da maturação, ainda sofre uma pasteurização.

Justamente por não passar pela pasteurização o chopp apresenta uma validade limitada, durando em média 15 dias, quando mantido sob refrigeração e até 7 dias, depois de aberto. A cerveja, por outro lado, tem uma sobrevida maior, de no mínimo 5 meses.

2. Cremosidade

Outra diferença entre o chopp e a cerveja é a cremosidade. A cerveja, ao ser engarrafada, sofre um choque térmico e deixa a bebida mais líquida. O chopp é envasado em barris de aço e não passa por esse processo. Além disso, a bebida é servida em chopeiras que injetam mais gás carbônico à bebida, deixando o chopp mais cremoso.

Depois desse post não tem como errar na hora de falar da diferença entre as cervejas artesanais e industrializadas e da cerveja com o chopp. Aproveite para descobrir como diferenciar a boa cerveja artesanal das industrializadas!

About The Author

admin

No Comments

Leave a Reply

SEMPRE PRONTOS

FAÇA SEU ORÇAMENTO

barber-divider
Nossa equipe está à disposição para sempre oferecer os melhores produtos e o melhor serviço.

Faça seu pedido

(41) 3042-7041

Endereço

Rua Antônio Escorsin, 3231,
São Braz - Curitiba - PR
82310-010

Horário de funcionamento

De segunda a sexta das 9h às 18h
Sábado das 9h às 13h

Você é maior de 18 anos?

Notice: Undefined index: snp_s3button_action_url in /home/beercomp/public_html/wp-content/plugins/arscode-ninja-popups/themes/newtheme6/template.php on line 109
Close